Fibras alimentares

Oi gente, vamos conversar sobre as fibras alimentares.

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São carboidratos, não digeridos pelo nosso organismo, encontrados em frutas, legumes, leguminosas e nos cereais integrais.

Estudos revelam que seu uso melhora não apenas a função intestinal, mas também, a imunidade, o sistema cardiovascular, o controle do diabetes e do colesterol.

 

A organização mundial da saúde (OMS) recomenda o uso de 25g de fibras diárias.

De acordo com a solubilidade em água,  são classificadas em solúveis  e insolúveis.

Neste post iremos falar das fibras solúveis: 

Encontradas nas frutas e verduras, cereais (aveia e cevada) e leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha e ervilha)

As fibras solúveis formam um gel ao se ligarem à água. São as pectinas, mucilagens, gomas (goma arábica e goma guar), inulina,FOS (fruto-oligossarideos), betaglucano,psilio e hemicelulose.

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Essas fibras retardam o esvaziamento gástrico, o tempo do trânsito intestinal e absorção de glicose e colesterol. Desta forma devem ser utilizadas nos tratamentos para obesidade, na síndrome metabólica e no diabetes. Junto com a alimentação, promovem absorção lenta da glicose, evitando picos glicêmicos, com sobrecarga pancreática.

A maioria destes fibras são substrato para fermentação bacteriana, gerando produção de gás com flatulência, então, sobretudo no caso do FOS, deve-se utilizar de acordo com a sensibilidade individual.

A ação das bactérias nessas fibras produzem ácidos graxos de cadeia curta que servem de fonte de energia, para as bactérias da flora intestinal e enterócitos, importante para o metabolismo intestinal.

Então gente fica a dica! Abusem das fibras, para promover a sua saúde!

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